GEOGRAFIA
As tentativas de construção de um mundo só sempre conduziram a conflitos, porque se tem buscado unificar e não unir.
Milton Santos
FOTOGRAFIA
e
Europa - População
Ao longo de mais de 4 000 anos de história, vários povos e civilizações deixaram suas marcas na Europa: a heterogeneidade étnica e cultural.
Os principais povos formadores da população europeia são germânicos, latinos e eslavos. Hoje fala-se mais de 60 línguas.
A pequena extensão dos países europeus facilitou o contato e o comércio entre as diferentes etnias e culturas.
A convivência pacífica e saudável por parte da população com os diferentes é um importante costume.
Porém, em muitos casos, a convivência com o diferente foi e é conflituosa, gerando sofrimento. As Guerras Mundiais e os conflitos durante e após a Guerra Fria são exemplos.
Estudo de caso: conflitos na Iugoslávia:
Atualmente sete países se originaram da Iugoslávia, cuja área é um pouco menor do que o estado de Minas Gerais. São eles:
-
Eslovênia
-
Croácia
-
Bósnia-Herzegovina
-
Sérvia
-
Montenegro
-
Kosovo
-
Macedônia
O território da antiga Iugoslávia é ocupado por muitas etnias e religiões. Ela era socialista e estava sob o comando de Marechal Tito. Após seu falecimento e a crise socialista no final da década de 1980, os países atuais proclamaram independência. A violência e a intolerância étnica estiveram presentes.
Estudo de caso 2: O caso da Chechênia (Rússia) no Cáucaso:
A Chechênia é um território Russo rico em petróleo e gás natural. A maioria de sua população é islâmica. Já a maioria da população russa é cristã ortodoxa. Uma parte da população chechena deseja a independência. Guerras e atos de terrorismo acontecem, pois a Rússia não abre mão desse território. Durante o conflito: cidades destruídas, violação dos direitos humanos, sofrimentos e morte de inocentes. Atualmente a Capital Grózni está sendo reconstruída, mas ainda há um forte sentimento separatista.
Dinâmica populacional europeia
Quantidade de população por continente em 2013 e 2050 (projeção). Observe que o único continente que apresenta uma queda é a Europa.
Século XVIII ==> começo da Revolução Industrial ==> significativo aumento populacional na Europa.
Atualmente ==> A população europeia possui cerca de 700 milhões de pessoas. Há um claro decréscimo de sua população.
Mas por que a população do continente europeu tem apresentado uma diminuição?
Por causa do avançado nível de modernização que a maioria dos países europeus estão. Todo país moderno possui um ritmo de crescimento populacional menor, pois a maioria de sua população tende a morar em cidades:
-
Nas cidades o custo da criação dos filhos aumenta.
-
Nas cidades as mulheres estudam mais, portanto, entram no mercado de trabalho.
-
Nas cidades os casais possuem acesso fácil a métodos contraceptivos.
-
Nas cidades os casais optam por ter poucos filhos ou nenhum para poder desfrutar dos benefícios que um país moderno proporciona.
Consequências da redução do ritmo de crescimento populacional na Europa:
-
Investimentos maiores em infra-estruturas que beneficiam a população.
-
Diminuição do número de jovens.
-
Aumento da população idosa.
-
Maiores gastos com setores da saúde e da aposentadoria.
Problemas gerados:
-
Falta de mão de obra, principalmente para serviços com baixos salários.
-
Aumento dos impostos para garantir a excelente qualidade de vida dos aposentados europeus.
Tentativas de resolução dos problemas:
-
Programas de incentivo aos casais para terem mais filhos. Não surtiu o efeito desejado, até o momento.
-
Incentivo à imigração. Este tem surtido mais efeito, porém está gerando outro problema: xenofobismo (ódio a quem é estrangeiro. Algumas pessoas nativas da Europa acham altamente prejudicial a imigração. Elas alegam que tiram os seus empregos, ameaçam a cultura local e empobrece o país. Geralmente acham que a sua etnia é superior a outra. Promovem o racismo e a violência contra os imigrantes e defendem a sua expulsão. Geralmente são grupos ligados ao neonazismo (ultradireitistas ou ultranacionalistas). A atual crise econômica que a Europa está passando fortalece esses grupos.
O fato é que a Europa necessita da mão de obra imigrante por causa da baixa taxa de natalidade que este continente possui. A maior parte dos imigrantes se origina de países subdesenvolvidos da América, África e Ásia. Também há um importante fluxo vindo dos países da Europa Oriental.