top of page

A evolução do capitalismo

O capitalismo é o principal sistema socioeconômico que predomina no mundo. Ele começa quando o sistema feudal declina há cerca de 500 anos. Burgueses, que eram os menos favorecidos durante o auge do feudalismo, praticavam o comércio entre os feudos e conseguem sucesso. Começa, então, o capitalismo. Ele pode ser dividido em quatro fases:
  • Capitalismo Comercial
  • Capitalismo Industrial
  • Capitalismo Financeiro e Monopolista
  • Capitalismo Informacional
CAPITALISMO COMERCIAL
 
É a primeira fase que vai do século XVI até por volta de 1850. Tem como principal característica a obtenção de lucro através das atividades de comércio. Foi a época das grandes navegações, do mercantilismo e de perversas colonizações. Foi dentro dessa Ordem Mundial que o Brasil foi “descoberto”.
CAPITALISMO INDUSTRIAL
 
É a segunda fase que vai de 1850 até 1914-1918 (Primeira Grande Guerra Mundial). A maior parte do lucro fica com as indústrias e a menor com a atividade comercial. Foi a época do crescimento de grandes empresas no mundo (multinacionais). A indústria possuía uma rígida produção em série (Fordismo), aumentando sensivelmente a fabricação dos produtos em menor tempo.
CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO
 
É a terceira fase que vai de 1914-1918 até a década de 1960. Os bancos e agenciadores das bolsas de valores ficam mais poderosos. A maior parte do lucro fica com empresas ou pessoas que aplicam em bolsas de valores (setor financeiro). Foi a época da formação dos monopólios (grandes empresas controlando determinado setor da economia). Acontece a Segunda Grande Guerra Mundial (1939 a 1945).
CAPITALISMO INFORMACIONAL
 
A partir da década de 1960 temos a quarta fase. É a incorporação da tecnologia de ponta (robotização, informática, celulares, internet, biotecnologia, nanotecnologia) no modo de produção, que passa da forma rígida para a flexível. A lógica da obtenção dos lucros se torna quase contínua (descartabilidade). Empresas ligadas à informação conseguem obter importantes parcelas do lucro. Há mudanças importantes no padrão de consumo da população influenciada pela mídia mundial, interferindo no padrão da cultura em todo o mundo. Verifica-se o aumento do terrorismo e do narcotráfico, que passa de regional para mundial. O número de excluídos aumenta consideravelmente, principalmente nos países pobres.
bottom of page