top of page

Guerra Fria

A Guerra Fria consistiu na disputa geopolítica e militar entre as duas superpotências, Estados Unidos  e União Soviética,  que procuravam recrutar o maior número de países aliados. Embora nunca tenham se enfrentado diretamente, os mais importantes conflitos regionais ocorridos durante a Guerra Fria foram apoiados por esses dois países. Cada qual defendendo seu sistema: o capitalismo (EUA) ou o socialismo (URSS). Durou de 1945 a 1989.
A Guerra era de "convencimentos" e provocações. As duas potências envolvidas utilizavam variados meios para isso: propagandas, filmes, corrida espacial, corrida armamentista, espionagem, terrorismo, difamações, sangrentos conflitos regionais.
A CRISE DO SOCIALISMO E O FIM DA GUERRA FRIA
 
Durante a Guerra Fria, os países socialistas destinaram parte substancial de sua riqueza e investimentos para a pesquisa e a produção de armamentos, principalmente os de tecnologia nuclear (bombas atômicas), além de manter a Corrida Espacial e os serviços de espionagem. Com isso, o desenvolvimento tecnológico em outros setores produtivos se viu prejudicado, tornando a economia obsoleta e incapaz de atender às necessidades básicas da população, um dos pilares mais importantes do ideal socialista. Além disso, a população era altamente controlada e cerceada da liberdade de expressão. A burocracia era extrema, dando margem a uma corrupção generalizada. Isso tudo contribuiu para um descontentamento popular. As manifestações eram duramente reprimidas em todos os países socialistas e tornaram-se mais freqüentes nos anos 80. A partir daí a situação ficou extremamente insustentável economicamente e politicamente. Então, os países do mundo socialista foram, gradualmente, implementando mecanismos econômicos do sistema capitalista, com exceção de dois: Coréia do Norte e Cuba.
O Muro de Berlim (foto acima) era considerado um forte símbolo da Guerra Fria. Dividia a cidade de Berlim (Alemanha) em Berlim Oriental (socialista) e Berlim Ocidental (capitalista). Foi construído em 1961. Tinha mais de 66 km. Com a crise do socialismo ele foi destruído em 1989 (foto ao lado).
bottom of page