top of page
Indicação de filmes

Quem Quer Ser Um Milionário

Danny Boyle (EUA e Reino Unido, 2009)

Cultura oriental indiana, marginalidade, modernização, religião. São temas presentes no filme. É possível identificar elementos típicos de Bollywood e de Hollywood. Conta a trajetória de como Jamal, nascido em uma das maiores favelas da Índia, consegue responder, corretamente, às questões feitas em um programa televisivo. O roteiro é bem criativo. É uma feliz adaptação do livro "Q & A", do autor indiano Vikas Swarup. As músicas são excelentes. Destino existe?

James Brown

Tate Taylor (EUA, 2014)

Geralmento não gosto de biografias. Assisti a este filme indicado por meu tio Dinho. Me surpreendi vendo como uma pessoa negra estadunidense, pobre e que nasceu em 1933 conseguiu superar uma série de obstáculos e se tornar um dos músicos mais influentes no cenário mundial. Sua carreira meteórica combina com o ritmo alucinante do filme. A interpretação de Chadwick Boseman é impecável.

As Aventuras de Pi

Ang Lee (EUA, 2012)

Um filme muito peculiar. conta a história de um jovem que sobrevive a um naufrágio junto com vários animais, dentre eles, um tigre. Os efeitos especiais são incríveis. Temas relacionados à religião, psicologia e filosofia são importantes panos de fundo. O final do filme é extremamente simples e ao mesmo tempo surpreendente.

Trilogia "O Hobbit"

Peter Jackson (EUA, Nova Zelândia, 2012, 2013 e 2014)

A história é baseada no livro "O Hobbit" de J. R. R. Tolkien, publicado em 1937. Muita ação, deslumbrantes cenários e excelentes efeitos especiais. Trata da aventura de Bilbo, o hobbit, que acompanha um mago e 13 anões numa aventura para recuperar um tesouro roubado por um dragão. Foi aí que Bilbo encontra o Um Anel, que passará para o seu sobrinho na trilogia "O Senhor dos Anéis".

O Mordomo da Casa Branca

Lee Daniels (EUA, 2013)

É a história de Eugene Allen que foi mordomo da Casa Branca por mais de 30 anos (1952 a 1986). Mosta como a sociedade estadunidense tratava (e/ou trata) os seus afrodescendentes de forma excludente e violenta. Mostra também a luta pelo igualdade de direitos da população negra. É incrível saber que, há cerca de 40 anos, negros e brancos não poderiam utilizar o mesmo banheiro público...

 

A Lista de Schindler

Steven Spielberg (EUA, 1993)

Segunda Guerra Mundial. O filme conta como um empresário alemão salvou a vida de mais de mil judeus da morte certa. É considerado um dos melhores filmes já realizados. O radicalismo quase sempre não deixa espaço para uma racionalidade mais humanizada. Pessoas ficam inertes frente ao sofrimento do outro. No entanto, há quem consiga perceber que o radicalismo é prejudicial e gera sofrimento.

 

 

1/1

Please reload

bottom of page