top of page

População

TAXAS
 
Taxa de Natalidade - TN
Representa o número de nascimentos vivos por ano pela população absoluta. Pode ser expressa em "%" (por cento) ou "‰" (por mil). Média mundial da TN: 2% ou 20‰ (2005 a 2010). Quanto mais moderno é o país menor será a taxa de natalidade.
 
Taxa de Mortalidade - TM
Aplica-se o mesmo raciocínio anterior, só que se relacionam aos óbitos ocorridos em um ano. A mortalidade, em geral, nos países e regiões mais modernas deve-se a doenças senis (maior esperança de vida), enquanto nos países menos modernos está ligada às deficientes condições de alimentação, de saneamento básico e de atendimento médico-hospitalar. Média mundial da TM: 0,9% ou 9‰ (2005 a 2010).
 
Crescimento Vegetativo - CV
É a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, podendo ser positiva ou negativa. Os países menos modernos são os que apresentam as maiores taxas de crescimento vegetativo. Os países mais modernos possuem baixo CV e em alguns até negativo. Média mundial do CV: 1,1% ou 11‰ (2005 a 2010).
 
Taxa de Fecundidade - TF
É a média de filhos por mulher em idade fértil. Quanto mais moderno é o país menor é a taxa de fecundidade. Média mundial da TF: 2,52 (2005 a 2010).
Exemplos de taxas (países selecionados)
 Dados coletados de: http://www.census.gov/ipc/www/idb/ (os dados são estimativas de 2007)
Observações:
 
  • Quanto mais moderno é o país menor a taxa de natalidade (mulheres trabalhando, acesso a métodos contraceptivos, aumento da escolaridade).
  • Quanto mais moderno o país o crescimento vegetativo tende a diminuir.
  • A maior taxa de mortalidade em países mais modernos se dá em função da existência de um número muito elevado de idosos pois há maior expectativa de vida.
Exemplos de países muito modernos: EUA, Noruega, Itália e Rússia.
 
Exemplos de países modernos: Índia, China, Brasil e México.
 
Exemplos de países menos modernos: Angola, África do Sul, Iraque e Bolívia.
CRESCIMENTO MUNDIAL
O gráfico mostra o surpreendente aumento da população mundial a partir da Revolução Industrial (por volta do final de 1700). Em menos de 300 anos a população saltou de cerca de 1 bilhão de pessoas para cerca de 7 bilhões de pessoas. Foi necessário mais de 10 mil anos para que a população humana chegasse a 1 bilhão de indivíduos.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Os países que passam por um processo de modernização tendem a apresentar um comportamento demográfico similar ao modelo do gráfico ao lado.
 
  • Pré-transição: altas TN e TM.
  • Fase 1: alta TN e TM abaixando.
  • Fase 2: TN abaixando e TM já baixa.
  • Fase 3: baixa TN e TM.
PIRÂMIDES ETÁRIAS
Pirâmides etárias são gráficos que mostram como é a distribuição de faixas de idade por sexo em uma população.É importante para fazer análises da dinâmica da população e orientar políticos, empresários, comerciantes em suas áreas de atuação.
Exemplos de pirâmides
A pirâmide etária do Canadá é típica de países mais modernos. Sua base é menor em relação ao meio. Isso significa que a taxa de natalidade é baixa. Possui muitos adultos com idades avançadas. Os idosos são mais numerosos em relação a países menos modernos, reflexo de uma boa qualidade de vida.
A pirâmide etária do Haiti é típica de países menos modernos. Sua base é maior. Isso significa que a taxa de natalidade é alta. Possui menos adultos do que crianças e jovens. Os idosos são menos numerosos em relação a países mais modernos, reflexo de uma precária qualidade de vida.
DISTRIBUIÇÃO NO MUNDO
Quanto mais escura a área do mapa, maior é densidade demográfica. Há vazios demográficos devido à existência de regiões muito frias, desertos e florestas densas.
EUROPA
Já teve cerca de 21% da população do mundo e hoje é pouco mais de 10%. A tendência é diminuir ainda mais. Em vários países já existe o decréscimo anual da população.
ÁSIA
Mais da metade da população aí habita. Concentração no leste da China e em toda a Índia. Vazios demográficos na Sibéria (Rússia), desertos e na cordilheira do Himalaia.
ÁFRICA
Possui cerca de 15% da população do mundo e tende a aumentar significativamente. Maior seria em função da elevada taxa de mortalidade. Nos desertos há baixa densidade demográfica.
OCEANIA
É o continente menos populoso e povoado, não representando nem 1% da população mundial. Possui poucos pontos de alta densidade demográfica. Suas milhares de ilhas no Pacífico e o deserto Australiano há baixa densidade.
AMÉRICA
Possui quase 14% da população mundial. A floresta Amazônica, a cordilheira dos Andes e o norte do Canadá possuem vazios demográficos. 
bottom of page